terça-feira, 2 de agosto de 2011

Profissional Enfermeiro do Trabalho

Bom gente como esse é minha primeira post no Blog, acredito que seria interessante falar um pouco sobre o profissional Enfermeiro do Trabalho.
Segundo a Anent (Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho) este profissional: Executa atividades relacionadas com o serviço de higiene, medicina e segurança do trabalho, integrando equipes de estudos, para propiciar a preservação da saúde e valorização do trabalhador e sobre a as atribuições como é muito extensa sugiro que de uma passada no site deles e verifique: http://www.anent.org.br/atribuicoes/index.htm, eu sempre entro neste site de 1 á 2 vezes por semana, pois por lá sempre me atualizo sobre eventos, programação e reuniões que acontecem.
Em relação ao mercado de trabalho, acredito que o que está crescendo cada vez mais é a procura nesta especialidade, eu por exemplo me formei na 5. turma e quando sai de lá já estava na 10. turma de Enfermagem do Trabalho. 
Gostaria de falar sobre o rótulo que colocam sobre o Enfermeiro do Trabalho: "ahh vou entrar nesta área por que realmente não gosto da área assistencial e Enfermeiros dentro de empresas não fazem nada, trabalham pouco", eu vejo muitos colegas e pessoas da Enfermagem dizendo isso, mas realmente estas pessoas estão enganadas, pois um 
Enfermeiro dentro de uma organização, tem muita atividade á realizar, e se realmente não gosta de assistencial, você não gosta de enfermagem, pois mesmo em empresas aonde realizamos mais a parte administrativa, também tem o lado assistencial, não se esqueça que vamos trabalhar com a integridade física-psíquica-mental de um colaborador e se você não gosta de pessoas, está na área errada. E não podemos esquecer que existe o profissional "Enfermeiro que faz e gosta do que faz"  e o Enfermeiro que não faz muita coisa, gosta de enrolar e faz o mínimo possível".
Eu particularmente quando trabalhei pela primeira vez em saúde ocupacional me apaixonei e sempre soube que esta era á área que iria seguir, gosta de atuar com qualidade de vida, com atenção primária, promoção e prevenção de saúde e acho que dentro de ambulatórios ocupacionais somos tratados com mais respeito pela equipe multidiscilplinar,  (SESMT - serviço especializado em engenharia de segurança  e medicina do trabalho), acredito que o médico do trabalho por exemplo nos enxerga como alguém que tem algo a acrescentar e não somos da década de de mil novecentos e bolinha, aonde a Enfermeira não era um ser pensante e era uma subordinada do médico (vergonha desta época), bom pelo menos nas empresas que trabalhei né. Acredito que dentro de hospitais viramos robozinhos e Dr que manda sempre, isso me deixa triste.
Espero ter acrescentado e ter ajudado algumas pessoas, acredito que ainda falta informações mas no próximo falarei um pouco mais sobre este assunto!



Nenhum comentário:

Postar um comentário