quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Brevemente sobre Prevenção e Promoção em Saúde.

Como o foco do Enfermeiro do Trabalho e da saúde ocupacional é preventivo, acredito que temos por obrigação saber o que é e a diferença entre os dois, e saiba que em alguns processos seletivos este pode ser um tema de redação ou discussão.
A prática da promoção e prevenção de doenças vem ganhando grande popularidade impulsionadas pelo interesse crescente na qualidade de vida das pessoas, pela importância da minimização de sofrimento, da morbidade e mortalidade provocados por doenças e acidentes, e, também, pela necessidade permanente de controle e redução dos gatos com assistência médica, tanto em nível do setor público, quanto privado de atenção á saúde.
O conceito promoção de saúde já é discutido há muito tempo, em 1986 houve a "I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde no Canadá (Otawa)", que considerou as condições necessárias para a existência de saúde: paz, educação, habitação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade.
Mas qual a diferença entre promoção e prevenção?
Na maioria das vezes esses termos são usados como se fossem sinônimos, causando confusão até mesmo para os profissionais de saúde.
A promoção é inespecífica, voltada para a saúde como um todo e a prevenção é direcionada especificamente, para uma ou algumas doenças ou acidentes.
A promoção pode ser entendida como qualquer conjunto de medidas como: leis para redução ou eliminação de poluentes na atmosfera, apoio financeiro para o tratamento dos sistemas de águas e esgoto da cidade, higienização dos dutos de ar condicionado de uma empresa, cursos que estimulam a prática de exercícios físicos.
O Ministério da Saúde define a Promoção de Saúde como uma das estratégias do setor de saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. Seu objetivo é produzir a gestão compartilhada entre usuários, movimentos sociais, trabalhadores do setor sanitário e de outros setores, produzindo autonomia e co-responsabilidade.
Estes temas são bem complexos e espero ter contribuído de alguma forma, caso queiram se aprofundar mais sobre o assunto, deixo aqui as referencias bibliográficas e sempre busquem o conhecimento.


Referências Bibliográficas:
Ferreira, M. J. Saúde no trabalho. Ed: Roca, 2000.
http://www.espacoacademico.com.br/062/62neves.htm
http://portal.saude.gov.br










Nenhum comentário:

Postar um comentário